O ambiente escolar e de sala de aula afetam consideravelmente os resultados gerais do trabalho escolar, a motivação, o desempenho no trabalho, a satisfação dos funcionários e alunos (pais indiretamente) com a escola. Isto também afeta a maneira como o professor comunica com seus alunos e cria uma relação. A construção de uma relação entre professor e aluno depende da capacidade dos professores de entender o imediato, humor, capacidade de ouvir, de aceitar ou aceitação .
Estas competências dos professores são particularmente importantes agora que as sociedades enfrentam problemáticas crescentes com a AEP (abandono escolar precoce), níveis de tensão e agressão, que também são transmitidos no comportamento das crianças nas escolas.
Por esse motivo, o conceito de educação em toda a Europa precisa de superar os esquemas de interação estereotipados entre professores e alunos que afetam adversamente o desempenho dos alunos e desenvolver uma atitude positiva em relação à aprendizagem.
Os resultados gerais do trabalho escolar, motivação, desempenho no trabalho, satisfação dos funcionários e alunos (pais indiretamente) com a escola são amplamente afetados pelas aulas e pelo ambiente escolar.
Estas são técnicas que muitos professores não têm, porque não fazem parte da sua formação. O projeto visa resolver esta lacuna e proporcioanar a formação necessária ao usar essencialmente ferramentas de aprendizagem interativas.
O Projeto GAME é direcionado principalmente a professores de escolas primárias e secundárias. Os produtos elaborados (jogo) fornecerão conteúdo especialmente elaborado que aumentará o conhecimento e as competências dos professores.
Os objectivos principais do GAME podem ser definidos da seguinte forma:
OBJ1: Aumentar o acesso à formação na área de SEBD para os professores, ao desenvolver jogos online e recursos educacionais abertos, adaptados às necessidades dos professores.
OBJ2: Introduzir um método moderno de disponibolização de formações, permitindo aos professores seguir caminhos de aprendizagem flexíveis no que diz respeito à aquisição de competências relevantes para o comportamento problemático na infância num contexto informal.
OBJ3: Permitir que os municípios, fornecedores de VET e associações de grupos vulneráveis / desfavorecidos ofereçam cursos aos pais ou assistentes sociais com o objetivo de melhorar situações com crianças com comportamentos problemáticos.
OBJ4: Garantir a sustentabilidade dos resultados do projeto através do envolvimento ativo de fornecedores públicos de VET, organizações sociais e municípios nos países parceiros.